Serafino Corso

Image Thumbnail
Tap to see the full-sized image

Cemiterio da Saudade (Piracicaba)

2114-2446 Av. Independência
Piracicaba São Paulo 13416-240
Brazil
Contributors
K2K8-ZND

Serafino Corso

Died: 29 July 1919
map
Description

Serafino Corso foi arquiteto e poeta, nascido em Varazze, Gênova, na Itália. Formou-se e imigrou para o Brasil, onde trabalhou inicialmente em obras do governo de Estado do Rio Grande do Sul. Depois se mudou para o Estado de São Paulo, onde projetou o Largo do Tesouro (antigo chafariz) no Pátio do Colégio e obras para o Governo, em São Carlos e outras cidades. Segundo o Almanaque de São Paulo de 1888, Corso havia se prontificado a executar embelezamento em jardins, usando grutas e cascatas, na Capital.

Em Piracicaba, projetou o Grupo Escolar Moraes Barros em 1900, a nova fachada para o Teatro Santo Estevão em 1903 e o Portal do Cemitério da Saudade em 1906, todos construídos por Carlos Zanotta. Corso trouxe da Alemanha o portão de bronze do Cemitério da Saudade, em ferro fundido.

Radicado no Brasil integrou-se à família dos ‘trapés’. Como urbanista, planejou o bairro paulistano da Vila Prudente em 1890 e também o arruamento e o loteamento do bairro paulistano da Lapa, a partir de sua própria chácara denominada Santa Cruz, onde projetou a primeira capela de N. S. da Lapa (Rua Anastácio, no lugar de um cruzeiro).

Faleceu em sua casa na Lapa, em São Paulo em 29 de julho de 1919 e foi transladado para o Cemitério da Saudade em Piracicaba, para o qual havia projetado o Portal de entrada.

PRINCIPAIS OBRAS

Obras projetadas/ executadas em Piracicaba:

Escola Estadual Morais Barros (1900 - 1904)

Portal do Cemitério da Saudade (1906)

Reforma do Teatro Santo Estevam (1903)

Obras em outras cidades:

Arruamento e loteamento do Bairro da Lapa em São Paulo

Capela de Nossa Senhora da Lapa em São Paulo

Largo do Tesouro no Pátio do Colégio em São Paulo

Obras para o Governo do Rio Grande do Sul

Obras em São Carlos

Planta da Vila Prudente em São Paulo (1890)

https://arquitalianasaopaulo.iau.usp.br/profissionais/serafino-corso/

Ask an expert about your family tree
Want to dive deeper into your family tree? Begin with a free quote for a family history research package offered by Legacy Tree - an independent genealogy service.
Get Started
Additional data from member contributors
BillionGraves.com record for Serafino Corso (29 July 1919), BillionGraves Record Cemiterio da Saudade (Piracicaba), Piracicaba, , São Paulo, Brazil, South America